ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Análise comportamental é uma abordagem de avaliação, que consiste em observar pontos fortes e fracos, virtudes e vulnerabilidades presentes em cada um de nós, com o objetivo de alcançar maior clareza e assertividade na rotina de cada um, gerando impactos na busca por resultados.

Na prática, a ideia é permitir que o analisado entenda melhor seus comportamentos e como e por que age de algumas maneiras, fortalecendo o empoderamento pessoal e profissional.

A análise comportamental é um estudo aprofundado em razão de todos os fatores que moldam nosso perfil. Nosso comportamento é reflexo das nossas influências externas (pais, amigos, sociedade, religião, meio) e internas (modo natural de ser, sentir, perceber, entender e se relacionar com o mundo e com as pessoas ao redor). Entendendo nosso comportamento podemos compreender melhor nossas decisões e assim encontrar maneiras de lidar com os problemas. 

Como surgiu a análise comportamental?

De uma forma mais abrangente, a análise comportamental é uma ciência natural que estuda a atividade de organismos vivos. Seu conceito é bastante antigo e data do final do século XIX e início do século XX, a partir da criação do Behaviorismo, uma corrente da psicologia.

A análise do comportamento pode ser dividida em três partes:

  1. Teórico, filosófico e histórico, chamado de behaviorismo radical
  2. Empírico, chamado de análise experimental do comportamento
  1. Criação e administração de recursos de intervenção social, chamado análise aplicada do comportamento.

Enraizada na tradição behaviorista, a avaliação comportamental utiliza princípios de aprendizagem para fazer mudanças de conduta. Junto com a análise comportamental vem os testes de perfil que aferem os resultados da avaliação.

Para que a análise seja efetiva, é essencial que as perguntas sejam respondidas com sinceridade, sem rodeios ou interrupções e o mais rápido possível.

Tendo como base a teoria e método DISC, o Instituto Brasileiro de Coaching® desenvolveu a ferramenta Coaching Assessment®, a qual foi ajustada considerando os fatores sócio-culturais e especialmente direcionada ao público Brasileiro, classificando os comportamentos humanos como: executor, comunicador, planejador e analista.

“O Coaching Assessment foi desenvolvido com amplos estudos e pesquisas para ser utilizado como ferramenta de apoio em Gestão de Recursos Humano, buscando maximizar o potencial individual através da satisfação e adequação ao cargo.” Instituto Brasileiro de Coaching.

O Coaching Assessment® do Instituto Brasileiro de Coaching® foi validado com índice de assertividade superior a 97% pela Universidade Federal de Minas Gerais e é a única ferramenta reconhecida nacionalmente e chancelada como produto inovador pela FINEP e Ministério da Ciência e Tecnologia devido às extrapolações sobre a metodologia DISC efetuadas com acerto elevado e reconhecido.

A referida análise traz à luz importantes subsídios especialmente relacionados à atividade profissional sendo que, as mesmas características, também refletem o comportamento na vida pessoal. Através da resposta ao formulário e sua devolutiva serão desenvolvidos:

1) O mapeamento do perfil comportamental geral;

2) Análise do momento atual;

3) Lista características, competências potenciais e pontos de desenvolvimento;

4) O fornecimento de subsídios para verificar a adequação ao meio e seu perfil de liderança;

5) A disponibilização de mais de 50 indicadores relacionados a sua forma de trabalho, comportamento, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, estresse, potencial e disposição, entre outros.

Ficou interessado? Entre em contato comigo.