Consultoria

Esse processo tem como foco principal o bom rendimento empresarial. Os consultores ou empresas que prestam serviços de consultoria são contratados para fazer um estudo sobre as práticas, planos, equipe, projetos e atividades de uma empresa ou setor, com o intuito de diagnosticar problemas, identificar oportunidades, encontrar soluções, etc.
Muitas empresas contam com a ajuda desses profissionais desde a abertura das mesmas, a fim de obter um planejamento estratégico eficiente desde o começo. Depois da abertura, os mesmos permanecem auxiliando as empresas, com a gestão de pessoal, avaliação de vendas, processos, negócios, parcerias, entre outras decisões.
Já para os negócios que se encontram em alguma crise ou algum setor que está com falhas constantes, a consultoria também pode ser ativada para fazer um diagnóstico do problema, avaliar essas informações, desenvolver um projeto que seja eficaz para solucionar o problema, e implantar tais soluções junto aos gestores e funcionários da empresa.
É importante ressaltar que o consultor também é um especialista em determinada área, assim como o mentor. Porém, este último apenas aconselha e norteia ações, enquanto o consultor atua diretamente nas soluções.